domingo, 5 de dezembro de 2010

A importância de observar

Segundo Piaget, "o sujeito é ativo na sua essência, e sua inteligência se constrói nas relações com o objeto do meio físico e social”.
Analisando minha postagem de março de 2010, resgato a informação sobre a importância de fazer um diagnóstico inicial para com isso aproveitar ao máximo o dia adia na sala de aula. É preciso conhecer a fundo meu aluno, para que possa fazer um bom trabalho, saber de suas habilidades, limites, medos e angustias, como é emocionalmente. e com isso fazer com que consigam conhecer a mim também , pois quando há entrega de ambas as partes, sem recios ou medos é possível criar um elo de aproximação e assim tornar a aprendizagem mais significativa.
Não é possível desenvolver a habilidade cognitiva e a social sem que a emoção seja trabalhada. Trabalhar emoção requer paciência. é diferente de uma simples memorização, em que o aluno é obrigado a estudar determinado assunto para a prova, decorar conceitos, e o problema esta resolvido. "A emoção trabalha com a libertação da pessoa humana. A emoção é a busca do foco interior e exterior, de uma relaçao do ser humano com ele mesmo e com o outro, o que dá trabalho, demanda tempo e esforço , mas que significa o passaporte para a conquista da autonomia."(Chalita,pag 194,2001)
Se tenho a oportunidade de conhecer meu aluno, saber sobre sua família, suas limitações, tenho como intervir de forma mais próxima, sem fazer com este aluno sinta vergonha, ou crie algum tipo de sentimento que lje cause bloqueio , impedindo de participar da aula com entusiasmo.
Como diz Lúdke “ele aprende toda hora: na dúvida, na pergunta, no relacionamento entre os colegas, no conteúdo trabalhado em turma, na dúvida ou explicação do colega(...)
Conhecendo meu aluno posso fazê-lo com que desenvolva ao máximo seu potencial e consiga ober uma parendiagem mais significativa cognitiva e emocionamente.

http://peadportfolio156718.blogspot.com/2010/03/observando-meus-alunos.html

Nenhum comentário: