Relando as postagens encontrei uma específica sobre ciências e analisando-a, pude perceber que o maior objetivo da aulas de ciencias é fazer com que o aluno compreenda sua realidade e saiba lidar com ela, que seja curioso e busque respostas. O professor deve estimular o aluno á pesquisa e a fazê-lo cccom que utilize de recursos para chegar as respostas de suas dúvidas. Ci~encia não é so compreender o ambiente, e se compreender dentro deste ambiente cheio de vida e se descobrir nesta relação como principal atuante.
Acredito que trabalhar ciências com os alunos é um ato prazeroso. >Mas em primeiro lugar é preciso gostar de ciências. O professor que não demonstra interesse por esta disciplina, não despertará nos seus alunos, por mais que eles gostem. Segundo Piaget, o sujeito é ativo na sua essência, e sua inteligência se constrói nas relações com o objeto do meio físico e social.
Por isso digo que a motivação é o caminho. Motivar os alunos à investigação , a saber o por quê estão pesquisando e utilizar a curiosidade destes, agregará num vasto caminho de informações, favorecendo trocas e um direcionamento para o professor poder conduzi-los de forma a construírem o conhecimento e não mais copiando dados transmitidos pelo professor, que deverão ser assimilados, mas não acomodados.
Não se trata de memorizar, mas de relacionar, por meio de críticas, de síntese, de diálogo, de área com área, de conhecimento com conhecimento. Ao entender e relacionar esse conhecimento, ao conseguir falar e escrever a respeito dele, a possibilidade de absorvê-lo permanece para toda a vida."(Chalita,pag 194,2001)
Aprendi, com este trabalho, que a aprendizagem se constrói a partir da busca do que realmente se quer aprender e para que este conhecimento é importante para o indivíduo.
Se o conhecimento pode ser compreendido, conforme Piaget (1985) como um processo de criação de novidades, de descobertas e invenções, uma educação para a incerteza deverá apoiar a atitude investigativa, permitindo que os sujeitos realizem experimentações, simulações em busca de soluções para questões significativas do ponto de vista do sujeito. Essas experimentações, contudo, implicam em inter jogo dos recursos internos do sujeito (recursos esses tanto afetivos quanto cognitivos, estéticos, éticos etc.) com os objetos do ambiente, com os materiais disponíveis, com as interações com outros sujeitos etc.
http://peadportfolio156718.blogspot.com/2008/08/importncia-de-trabalhar-cincias.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário