quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Trabalhos em grupo_ PA

Refletindo sobre o trabalho com PA, percebi que meu trabalho em sala de aula mudou e a partir deste seguimento, a qualidade dos resultados cresceram bastante, pois posso dizer que meu objetivo principal com os alunos hoje, é construir com eles o conhecimento, ou seja, buscar de forma coletiva as respostas para as dúvida que são minhas e deles, pois também vou criando dúvidas no decorrer das atividades , baseada nas próprias dúvidas dos alunos. Vejo me muitas vezes, me perguntando: Eu não havia pensado desta forma...Enfim , repensar uma nova maneira de trabalhar vem como um grande desafio.
As questões trazidas devem ser respondidas em conjunto com os alunos , conduzi-los a encontrar as respostas, mas jamais dar as soluções. Só aprende quem pesquisa, quem busca a sua resposta.
POR ISSO POSSO DIZER QUE PARA UMA BOA AULA NÃO ADIANTA TRAZER RESPOSTAS PRONTAS, ELABORADAS, CERTINHAS NA PONTA DA LÍNGUA, POIS APRENDER É CONSTRUIR O CONHECIMENTO ATRAVÉS DO SABER EXISTENTE, DA DÚVIDA E VIVÊNCIA PRÁTICA
É importante que o próprio sujeito da aprendizagem se envolva neste perguntar. É importante que ele mesmo problematize sua realidade. Só assim as perguntas terão sentido para ele, já que necessariamente partirão de seu conhecimento anterior. Toda pergunta mostra limitações num conhecimento existente. Preencher as lacunas existentes implica em pensar adiante do que já é conhecido, criar novas hipóteses ou modos de explicar e compreender as coisas. Os questionamentos levantados pelos alunos oportunizaram outras questões, outras hipóteses, para dúvidas que antes eram fáceis de serem respondidas.
A pesquisa em sala de aula representa o construtivismo em seu real objetivo. Envolver-se neste processo é acreditar que a realidade não é pronta, mas que constitui-se a partir de uma construção humana.

http://peadportfolio156718.blogspot.com/2009/08/projeto-de-aprendizagem.html

Nenhum comentário: