quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Refletindo sobre a escola

Refletindo sobre a postagem: a escola é fundamental, posso dizer que cada vez mais a escola esta tendo mais responsabilidade não só em ensinar mais em educar. A função da escola é proporcionar ao aluno um ambiente agradável onde ele possa construir seu conhecimento e desenvolver a socialização. a proposta é clara, mas também exige comprometimento dos pais , dos professores, ou seja, de toda a comunidade escolar. Mas também se percebe que ainda os pais deixam de cumprir o seu papel como participantes ativos nesta construção. A escola sozinha não faz tudo pelo aluno, é preciso ajuda e apoio familiar.
A escola e a família precisam assumir seus papéis, estando em uma mesma sintonia, para que ocorram aprendizagens sólidas e um desenvolvimento humano em todas as suas dimensões
A família deve acolher a criança, oferecendo-lhe um ambiente estável e amoroso. Muitas, infelizmente não conseguem manter um relacionamento harmonioso.
O desafio que está posto nesta sociedade é o de aproximar a realidade das garantias previstas em lei, visto que a distância entre lei e realidade é a grande dificuldade de efetivação dos direitos humanos em nosso país.Dessa forma, compreendemos que o compromisso de promover o desenvolvimento pleno da criança, adolescentes e jovens é de todos e todas.
Tanto a família quanto a escola desejam a mesma coisa: preparas as crianças para o mundo; no entanto, a família tem as suas particularidades que a diferenciam da escola, e suas necessidades que a aproximam dessa mesma instituição. A escola tem sua metodologia e sua filosofia para educar uma criança, no entanto, ela necessita da família para concretizar o seu projeto educativo.
A escola é uma instituição potencialmente socializadora. Ela abre um espaço para que os aprendizes construam novos conhecimentos, dividam seus universos pessoais e ampliem seus ângulos de visão assim como aprendam a respeitar outras verdades, outras culturas e outros tipos de autoridade. Nessa instituição, o mundo do conhecimento, da informação, ou seja, o mundo objetivo mistura-se ao dos sentimentos. Das emoções e da intuição, ao dito mundo do subjetivo. São emoção e razão que se fundem em busca de sabedoria. (PAROLIM, 2005)


http://peadportfolio156718.blogspot.com/2008/12/escola-fundamental.html

Nenhum comentário: