quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Refletindo sobre PA

Gostei muito de aprender a fazer um Pa e utilizo esta forma de trabalho com meus alunos. No meu peíodo de estágio pude ter a oportunidade de eleborar um Pa com meus alunos e o resultado fou muito satisfatório, pois é o aluno que busca o próprio conhecimento baseado naquilo que já conhece, que já tem de bagagem. Minha terefe era então, desafiá-los para construirmos uma novo conhecimento atraves das ideias iniciais.
Aprendi, com iste trabalho, que a aprendizagem se constrói a partir da busca do que realmente se quer aprender e para que este conhecimento é importante para o indivíduo.
Se o conhecimento pode ser compreendido, conforme Piaget (1985) como um processo de criação de novidades, de descobertas e invenções, uma educação para a incerteza deverá apoiar a atitude investigativa, permitindo que os sujeitos realizem experimentações, simulações em busca de soluções para questões significativas do ponto de vista do sujeito. Essas experimentações, contudo, implicam em interjogo dos recursos internos do sujeito (recursos esses tanto afetivos quanto cognitivos, estéticos, éticos etc.) com os objetos do ambiente, com os materiais disponíveis, com as interações com outros sujeitos etc.
Destaco um relato da segunda semana de estágio, parte da reflexão semanal:
Nesta segunda semana tenho percebido que houve um interesse maior dos alunos em relação ao assunto que trabalhamos, pois eles estão muito curiosos para investigar sobre suas origens. Começamos pelo assunto dos índios, onde eles sempre tem muito a dizer, pois seguidamente encontram índios pelas ruas vendendo cestos. Conversamos muito sobre a cultura indígena e fizemos trabalhos de pintura. Destacamos o que faz parte da nossa cultura que é de influência indígena, como comida, nomes de pessoas e brinquedos.
Ao estudarmos sobre o descobrimento do Brasil, os alunos também tinham o que comentar, pois já haviamos faldo um pouco dentro do assunto índios e ele acharam interessante a forma de como os índio fizeram contato com os portugueses. Destacamos na conversa , que após a chegada dos portugueses, também , algums tempo depois, outros povos vieram para cá. E ai veio a pergunta: "Mas por quê eles vieram para o Brasil? Não estava bom lá onde eles moravam?" Respondi que deveríamos pesquisar. Como diz Lúdke: “ele aprende toda hora: na dúvida, na pergunta, no relacionamento entre os colegas, no conteúdo trabalhado em turma, na dúvida ou explicação do colega(...)
Eles perceberam , em conversa, que esses povos que foram vindo para o Brasil, fazem parte dos nossos antepassados e que cultivamos alguns costumes até hoje. Então foram surgindo mais perguntas e chegamos a uma pergunta final, que será nosso ponto de partida para a próxima semana e para nosso PA: Como conhecer minha origem?
Através da oralidade a criança desenvolve a memória, a criatividade, diálogos mais argumentativos, expressões orais e traz um sentido pessoal para assim lidar com sua realidade.
Desta forma é possível perceber como é importante eleborar este projeto em sala de aula.

http://peadportfolio156718.blogspot.com/2008/12/sobre-o-pa.html

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