domingo, 5 de dezembro de 2010

Sobre narrativas

Revendo uma postagem feita em janeiro de 2010, percebo o quanto vale o incentivo e o observar uma criança. A postagem destaca a importância de valorizar as falas , pois trazem informações e ajudam a formar a autonomia da criança.Pois bem, observando meus alunos, posso dizer que muitos que tem um bom desempenho em sala de aula são estimulados em casa por conversa do dia a dia com os pais sobre como foi a aula, ou por intermédio de leituras antes de dormir, ou na participação de reuniões em família, onde é dada a criança um espaço para se expressar.
E fica muito claro perceber nos alunos quando isto não acontece. Alunos que não são incentivados ao mínimo diálogo em casa para saber ao menos como foi o dia na escola, também na sala de aula, não argumentam ou tem muita dificuldade de se expressarem. E isto não é so na questão oral, é também na escrita que se percebe quando o aluno não escreve ou não tem um pensamento organizado . O professor deve interferir muito neste sentido ao ler muito em sala de aula e questionar esta criança para que exponha seus comentários e desenvolva sua oralidade.
Em minha vida pessoal percebo isto muito claramente com minha filha de 2 anos e 10 meses. Ela é extremamente falante, e adora contar ou ouvir histórias. Reconta fatos que ouviu e reconta hist´torias relatando pequenos detalhes ou trazendo para sua contação informações que acha , que ficam mais interessantes. É organizada em seus pensamento e critica quando não é contada uma históri da maneira que conhece. Mas isto so acontece porque ela é estimulada em casa!

http://peadportfolio156718.blogspot.com/2010/01/analisando-uma-narrativa.html

Nenhum comentário: