quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A relação professor aluno

Analisando esta postagem percebi que o professor é a base fundamental para que o aluno possa desenvolver seu potencial dentro da sala de aula. O professor deve utiliza dos conhecimentos prévios dos alunos e desafiá-los para um novo conhecimento, reformulando os seus saberes, com isto o professor também aprende , pois cada aluno traz características de aprendizagem e saberes do seu meio social.Um dos maiores papéis que deve ser desempenhado pelo professor é fazer com que aconteça a aprendizagem de forma satisfatória, que atenda as exigências da sociedade. Mas segundo Freire:"ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” Assim o professor deixa de ser um transmissor de uma educação bancária, e tornar-se a chave sob esta perspectiva, pois ele é encarregado da construção do conhecimento e dos valores necessários para que o indivíduo se torne membro de uma sociedade que requer, cada vez mais, profissionais que tenham uma boa formação escolar, eticamente, intelectualmente, crítico etc., e que sejam bem qualificados e capacitados em seus cursos de formação. Mas se o processo de aprendizagem e de desenvolvimento do indivíduo dependesse só dos professores, seriam poucos os problemas de alunos sem a competência necessária para estar em determinada série ou curso. Portanto a baixa qualidade de ensino envolve todos os fatores globais que cercam o indivíduo. Assim dar se a impressão de que o mais importante na vida é a base materialista esquecendo-se dos valores sociais, culturais e principalmente os familiares.
Comprovadamente a família pode ser uma instituição que influência diretamente no desenvolvimento e no desempenho escolar do individuo, pois se a família é desestruturada a criança se desestruturará, com isso apresentará fracasso escolar e consequentemente se excluirá da sociedade.E nós, como profissionais da educação, precisamos oferecer estímulos para gerar efeito imediato na percepção de que futuro está sendo construído, que repercutam também na aprendizagem, no desenvolvimento sensório-motor, cognitivo, social e crítico humano.Muitos professores hoje em dia estão dando importância a esse aspecto emocional na avaliação escolar. Avaliar um aluno não é só transformar seu aprendizado em números ou conceitos. É também, e, sobretudo, considerá-lo como pessoa, como ser humano em formação, que precisa de incentivo, de afeto. Se quisermos que nossos alunos valorizem o estudo, devemos então valorizá-los como pessoas. E se nesse aspecto a escola encontrar o apoio da família, o resultado será positivo, sem dúvida.

http://peadportfolio156718.blogspot.com/2008/12/escola-os-conflitos-e-arelao-professor.html

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