A matrícula de alunos para a educação básica é obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e 14 anos. A obrigatoriedade da matrícula nessa faixa etária implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade. Regulamentado por meio da Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
: “A escola é fundamental, para o aprendizado, é à base da nossa vida, tanto profissional como social”.O professor deve planejar dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas idéias, usufruir as produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia.
O espaço escolar deve ser harmonioso, prazeroso, pois é nele que se desenvolve a prática pedagógica, ele constitui um espaço de possibilidades, de limites e de desafios. A escola deve garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade. Noto na minha escola, que os alunos vem de casa sem saber o que é limites, e ele tem a necessidade de que alguém lhe de limites e esse alguém é o professor.
Sou professora nível 1, classe B, concursada há 10 anos da rede Municipal de Sapiranga .Comecei com alfabetização e estou até hoje. As condições da minha escola são boas, é bem equipada, temos laboratórios de informática, um pátio bem grande e salas arejadas. Percebo que existe dificuldade em trabalhar com os alunos maiores pela falta de interesse dos mesmos pelos estudos, e também pela ausência de alguns pais na escola. Mas o aluno tem oportunidade de criar e produzir excelentes trabalhos pelos recursos que temos. Somente o ensino ainda é precário o que diz respeito ao aluno de inclusão.
“A descentralização, tem por objetivo diminuir a burocracia escolar, permitindo maior flexibilidade na gestão financeira e captação de recursos externos.” Assim, a escola passa a se auto-promover e diferenciar-se, tendo como conseqüência, maior responsabilidade dos professores e maior envolvimento da comunidade, uma verdadeira autonomia. Na minha escola a comunidade é bem envolvida, participando das atividades e promoções oferecidas, além de sugerirem propostas de atividades. Todos os membros da APM, Conselho Escolar, Conselho Fiscal, e a comunidade em geral, estão sempre presentes na escola.
Também foi muito importante não apenas ter um pensamento formal, mas sim, conhecer e entender um pouco mais das leis que regem a educação neste país, comparando com a minha realidade escolar, tendo a oportunidade de questionar e, possivelmente contribuir/ cooperar no futuro para a reformulação dos mesmos buscando cada vez mais a sua melhoria e garantias de que seja possível realizar. Compreendi também como funcionam algumas políticas educacionais, como o FUNDEB.
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