terça-feira, 30 de dezembro de 2008

RECURSOS FINANCEIROS

Depois da leitura do texto “Noções Gerais sobre o financiamento da Educação no Brasil”, notei o quanto é batalhado para se conseguir uma Educação de qualidade, com um padrão mínimo conhecido nacionalmente, Recursos pra isso existem, mas nossa realidade mostra o contrário. Em muitos lugares a Educação Básica não atende o mínimo exigido para se ter qualidade, faltando recursos, valorização do profissional e inúmeras dificuldades em trabalhar com dignidade.
Dignidade esta, para o profissional quanto para o aluno.
Muitas vezes ficamos omissos, calados, deixando que outros tomem decisões por nós e esquecemos do que acontece bem perto da gente, por comodidade ou até por desânimo.
No dia 1º de janeiro de 2007 entrou em vigor, por Medida Provisória, o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Este terá vigência até 2020, contemplando creches, educação infantil, ensino fundamental e médio, educação especial e educação de jovens e adultos.
Então se este Fundo está destinado à Educação, por que temos tanta precariedade em alguns municípios, será que falta fiscalização? Sei que muitas vezes os interesses políticos estão longe do que realmente a Educação necessita, mas isso deve mudar urgentemente. É uma vergonha um país como o nosso, com um índice tão grande de analfabetos. No município onde trabalho, por exemplo, na administração anterior, o dinheiro do Funde, que era destinado ao nosso abono, foi dividido entre todos os funcionários da prefeitura, incluindo obra e saúde. Não é uma absurdo? E mesmo todos sabendo disso, nada foi feito. Aceitamos calados.

Nenhum comentário: