segunda-feira, 29 de março de 2010

OBSERVANDO MEUS ALUNOS

Nesta última semana tenho feito muitas observações e coletando informações sobre meus alunos, a fim de oportunizar uma bom andamento e trocas em sala de aula, pois acredito que antes de começar a fundo com qualquer assunto em específico, é preciso conhecer com quem irei trabalhar. Fiquei surpreendida com a história de vida de alguns alunos e o porquê de seus comportamentos em sala de aula. Tenho alunos que vivenciaram perdas, muito sofrimento e inclusive traumas como, por exempo, ver o assassinato da própria mãe.
Nestas casos, tenho tomado as medidas cabíveis a mim, como preofessora, que é a orientação e encaminhamento para profissionais da àrea, como psicólogo, e sempre procuro menter contato com os pais, documentando as conversas.
Mas também tenho gostado muito de vê-los participar das aulas com entusiasmo . Dizem que gostam das atividades que ofereço e das brincadeiras. .
Nas aulas de informática, percebi que a grande maioria já domina jogos e internet. Mas adoram qualquer novidade, como pinturas e carimbos, como em uma atividade feita no programa TUX PAINT. Como o tema era Páscoa, fizemos capa de cartões com carimbos e desenhos deste programa, utilizando a barra de ferramentas, que tem inúmeras possibilidades de construção, só depende da criatividade de cada criança.
Muitos alunos também são bem rápidos na execução das tarefas e outros mais lentos. E isto se dá sem dúvida , porque alguns já dominam a leitura e a escrita e outros não.Por isso, comecei com atividades de rodízio de aprendizagens, onde os alunos trabalham em grupo de acordo com seu nível de aprendizagem, segundo Emília Ferreiro, e de acordo com seu desenvolvimento vão alternando os grupos, sempre na ordem crescente.

Nenhum comentário: