Para que possa haver uma educação inclusiva e de qualidade é necessário que haja em primeiro lugar um compromisso com a educação. O ato de ensinar não corresponde somente em seguir o que mandam os conteúdos programáticos, de maneira disciplinadora e universal.
favorece e auxilia todas as partes envolvidas.
Devemos compreender que os alunos com necessidades especiais são todos os que apresentam algum tipo de deficiência física ou mental e também os que apresentam-se em situação de desvantagem.
O modo de elaborar um planejamento diário já é de fato uma maneira de promover a inclusão, pois uma sala de aula oferece muita diversidade e maneiras diferentes de aprendizagens, de compreensões difereciadas de um mesmo assunto. Ou seja, conseguir elaborar um plano, mas que seja flexível ao ponto de respeitar a capacidade de aprendizagem de cada indivíduo, é inclusão. Não é necessário ter um aluno de inclusão para que ela ocorra em sala de aula.
Os pontos fundamentais da inclusão escolar seriam a ampliação dos sujeitos inseridos em favorece e auxilia todas as partes envolvidas.
Trabalhar com inclusão exige comprometimento, responsabilidade e a necessidade de ser flexível na construção de estratégias que contemplem o ensinar e aprender, permitindo intensa individualização, ou seja, atingir as metas de ensino onde a atenção do educador passa a concentrar-se na evolução de cada sujeito e deixando-o também buscar outras formas de aprendizagem.
Compete ao professor envolver-se e procurar conhecer profundamente o seu aluno, pois a partir deste conhecimento surgirão novas possibilidades de ação baseados em relacionamentos mais cuidadosos e consistentes.
É na medida em que o professor interage com seus alunos e busca compreender como eles estão construindo suas lógicas de pensamento, que ele vai produzindo sua capacidade de mediar situações de aprendizagem, tornando-se aprendiz dos processos de desenvolvimento de seus alunos. Dessa forma ele vai produzindo o conhecimento sobre o conhecimento. Ou seja, somente a prática, o dia-a-dia, a convivência, o meio de interação, a observação de cada construção e o compromentimento, que vão oportunizar ao professor promover um trabalho mais significativo, colaborativo, e resultante de aprendizagens.
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