Nesta semana os alunos trabalharam bastante e percebi que se esforçaram para coletar materiais e informações para conhecer suas origens. Não foi uma tarefa muito fácil, mas deu para preceber o quanto eles tem capacidades para pesquisa , ou seja, para ir atás daquilo que lhes trazem curiosidade. A ideia principal desde o inicio, era conhecer sobre cada origem, de onde vieram e por quê, e quais constumes ainda cultivamos ou se ainda temos algum conosco. Gostaram de trabalhar com mapas e organizar os cartazes.
Lamentamos que a nossa visita ao Museu tenha sido transferida para a próxima segunda-feira, dia 03/05.
Consegui , nesta semana, uma aula extra de informática para que eles pudessem pesquisar sozinhos suas origens. Quando fui marcar a aula, o professor de informática comentou que eles não conseguiriam fazer sozinhos uma pesquisa, e eu fiquei surpresa com o comentário, pois muitos usam em casa sozinhos o computador. E na quarta-feira, no dia da aula, fizeram tudo certo. Conseguiram pesquisar fotos, cada um de sua origem. Expliquei onde deveriam começar a pesquisa, em que local digitar a palavra, e alguns já sabiam. Mesmo quem ainda não esta alfabetizado, conseguiu fazer a pesquisa, seguindo a caminho que combinamos. Percebi que gostaram muito de ver como são as pessoas que moram no local de origem da sua etnia, ou seja, suas características, costumes, o que comem, roupas, etc. Quando voltamos para a sala, estavam motivados para montar os cartazes sobre o que aprenderam. Selecionaram algumas imagens para colocarem nos cartazes. Quando visualiaram o vídeo que eu trouxe, sobre:"A canção do dicionário"- (Cocoricó TV Cultura), ele ficaram muitos surpresos com as palavras que falamos , pois são formadas de várias origens. Cada povo influenciou na nossa língua. E como nós temos uma história, a língua também tem.
Foi muito legal a participação da turma no Sarau Literário da escola, pois algumas alunas apresentaram uma encenação e os meninos uma música.Tentamos elaborar uma mapa conceitual , que favorecesse a compreensao de todos ao lê-lo e que entendessem como podemos conhecer a nossa origem através dele.
Os alunos gostam de novidades e de atividades novas, como ver o vídeo do Cocoricó, pois mesmo que alguns alunos já conhecessem o Cocoricó, ele não haviam visto o vídeo de uma maneira educativa, ou seja, que isso pudesse ensiná-los algo. Acredito que a maioria dos alunos não dá atenção ao que assiste. Aprendi que a curiosidade dos alunos precisa ser alimnetada para que não percam o incentivo da busca, pois alguns alunos que não apresentam iniciativa para sanar suas dúvidas, se acomodam e esperam pelos outros as respostas, ou simplesmente não fazem nada. E difícil muitas vezes, trabalhar um assunto que gere o interesse ea participação de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário