terça-feira, 25 de maio de 2010

Reflexões da quarta semana de estágio

Segundo Piaget, “o sujeito é ativo na sua essência, e sua inteligência se constrói nas relações com o objeto do meio físico e social”.

A visita ao museu foi muito construtiva, pois aprendi muito junto aos alunos. Percebi que todos ficaram muito atentos às explicações dadas pela professora atendente do Museu. Conversamos muito , os alunos e eu. E ao retornarmos, concluímos que as novas gerações não estão tendo mais os ensinamentos dos seus antepassados. Parece que os avós e pais , já não tem mais o que ensinar, ou não tem mais tempo para dedicar aos filhos. É preciso que as crianças tenham uma base , uma informação , um aprendizado, que faça parte do seu passado, ter isto presente em sua vida, pois por mais que estejamos na era tecnológica, não podemos esquecer que temos uma base histórica, que nos encaminhou a chegar até aqui. Me surpreendi com alguns alunos que não sabiam o que era guarapa, ou caldo de cana, "o que é uma cana?" um perguntou. Este é um aluno que somente assiste desenhos animados e joga video-game. Seus pais se criaram na cidade e não tem nenhum contato com qualquer tipo de plantio ou cultura agrícola, conhecendo apenas o que o supermercado lhe oferece . Segundo Erikson, as pessoas desde que nascem passam por fases em todo o ciclo vital. Em cada fase a pessoa entra em uma nova dimensão na interação dela consigo mesma e /ou com seu ambiente social. Cada dimensão possui características positivas e negativas, pois cada pessoa interage com outras o tempo todo, recebendo ou dando informações; produz o conhecimento de acordo com seu entorno, seu caráter e suas raízes.

Nossa visita foi toda conduzida para a cultura alemã, etnia que colonizou Sapiranga. Poucas informações sobre os índios e sobre outras etnias. Mas os alunos conseguiram apresentar um trabalho muito bom, envolvido em suas pesquisas sobre cada origem. Apresentaram a Capoeira e uma dança Alemã.

Aprendi, com iste trabalho, que a aprendizagem se constrói a partir da busca do que realmente se quer aprender e para que este conhecimento é importante para o indivíduo.

Se o conhecimento pode ser compreendido, conforme Piaget (1985) como um processo de criação de novidades, de descobertas e invenções, uma educação para a incerteza deverá apoiar a atitude investigativa, permitindo que os sujeitos realizem experimentações, simulações em busca de soluções para questões significativas do ponto de vista do sujeito. Essas experimentações, contudo, implicam em interjogo dos recursos internos do sujeito (recursos esses tanto afetivos quanto cognitivos, estéticos, éticos etc.) com os objetos do ambiente, com os materiais disponíveis, com as interações com outros sujeitos etc.

Os alunos também fizeram excelentes trabalhos para o dia das mães, com material de sucata.

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