Nesta segunda semana tenho percebido que houve um interesse maior dos alunos em relação ao assunto que trabalhamos, pois eles estão muito curiosos para investigar sobre suas origens.
Começamos pelo assunto dos índios, onde eles sempre tem muito a dizer, pois seguidamente encontram índios pelas ruas vendendo cestos. Conversamos muito sobre a cultura indígena e fizemos trabalhos de pintura. Destacamos o que faz parte da nossa cultura que é de influência indígena, como comida, nomes de pessoas e brinquedos.
Ao estudarmos sobre o descobrimento do Brasil, os alunos também tinham o que comentar, pois já haviamos faldo um pouco dentro do assunto índios e ele acharam interessante a forma de como os índio fizeram contato com os portugueses. Destacamos na conversa , que após a chegada dos portugueses, também , algums tempo depois, outros povos vieram para cá. E ai veio a pergunta: "Mas por quê eles vieram para o Brasil? Não estava bom lá onde eles moravam?" Respondi que deveríamos pesquisar.
Como diz Lúdke: “ele aprende toda hora: na dúvida, na pergunta, no relacionamento entre os colegas, no conteúdo trabalhado em turma, na dúvida ou explicação do colega(...)
Eles perceberam , em conversa, que esses povos que foram vindo para o Brasil, fazem parte dos nossos antepassados e que cultivamos alguns costumes até hoje. Então foram surgindo mais perguntas e chegamos a uma pergunta final, que será nosso ponto de partida para a próxima semana e para nosso PA: -Como conhecer minha origem?
Através da oralidade a criança desenvolve a memória, a criatividade, diálogos mais argumentativos, expressões orais e traz um sentido pessoal para assim lidar com sua realidade.
Sinto não podermos ter ido a Feira do Livro de Sapiranga, devido a chuva. Mas como no sábado , dia 24, foi letivo, deu para observar alguma coisa e ver escritores. Os alunos que foram, ficarm encantados com a diversidade de livros para comprar e novidades como o cinema 3D. As crianças gostam de novidades, de sair da rotina da sala de aula. Mas muitos não puderam prestigiar, pois os pais trabalham também no sábado.
Nesta semana tive a oportunidade, de trabalhar no laboratório de informática e gosto muito deste dia ,pois percebo o quanto as crianças querem dominar a máquina. Dificilmente pedem ajuda, a não ser quando clicam em algo que não sabem voltar depois. Conhecem jogos , sites, e aqueles alunos que na sala de aula, as vezes, são muito quietos, na aula de informática, se transformam. Por isso, não compreendo com podem, alunos que não apresentam um bom rendimento na aula, ou até mesmo não sabem ler muito bem, tem uma grande facilidade no manuseio do computador. Eu gostaria de que as aulas fossem semanais, mas não é possível, pois são inúmeras as possibilidades de recursos, em todas as disciplinas, inclusive em jogos para alfabetização.
Minha proposta para a aula, era de que os alunos completassem o desenho do seu corpo, utilizando a ferramenta Paint, após ser inserida sua foto apenas do rosto. Alguns tiveram dificuldade para dominar o mouse no desenho, mas todos conseguiram. em alguns encaixamos a foto depois, pois não tinha o programa.
A informática para as crianças, desperta um prazer sem igual, pois são fominhas pela máquina. E qualquer proposta feita, não encontram dificuldade, se for para fazer no computador. Inclusive gostam de mostrar o tempo todo o que já fizeram.Quero continuar seguindo a linha de interesse dos alunos para ver ate´onde vai a curiosidade, a investigação dos tems trabalhados. Por enquanto estou gostando. quero ver é de que forma vamos desenvolver o PA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário