Esta semana foi muito especial, pois contei a turma que ganharíamos visita dos meus professores , que eles eram profesores de Universidade. Para os alunos era uma grande expectativa em conhecê-los, pois se questionavam: "Como a minha professora tem professor? A senhora ainda estuda?" Eles acharam os professores muito divertidos e altos. " Professor de Faculdade é alto né professora?. Acredito que associaram a altura ao grau de ensino.
Como nesta semana a proposta era trabalhar mais o corpo, por fora e o esqueleto, uma das atividades tinha como objetivo representar um coprpo modelando em argila, a partir da visualização de obras de artistas como , por exemplo, Michelangelo. Mas fiquei mito frustada em perceber que os alunos apresentavam muita dificuldade em representar o tridimensional, o todo. Eles, na maioria, faziam corpos achatados como pizza, socando a argila na mesa. Eu já havia percebido nos alunos, uma grande dificuldade em recortar, desenhar, rasgar, que são habilidades que devem ser desenvolvidas na educação infantil e no primeiro ano. Mas conclui que foram pouco exploradas. Estes tipos de habilidades precisam ser muito trabalhadas para que os alunos possam desenvolver outras futuras, e quando não são bem desenvolvidas, percebemos inclusive na escrita, nas pinturas, em seguir limites, no recorte, enfim. A arte é fundamental para desenvolver a sensibilidade do aluno. É um dos caminhos para trabalhar a agressividade.
Então na sexta-feira mudei algumas atividades para , ao invés de apresentar os órgãos internos , trabalhamos mais a exploração do corpo com a pintura. Expliquei a eles que poderíamos representar qualquer coisa com o nosso corpo, através da dança, canto, arte e que iríamos representar coisas que são comuns no nosso dia-a-dia. Depois de uma conversação eles fizeram pinturas com seus dedos e com seus pés e ficarm muito boas e criativas. Todos adoraram , pois nunca haviam pintado seus pés antes. A pintura das mãos é mais comum para eles. As diversas sensações que foram surgindo, como ansiedade e curiosidade em pintar os pés com a tinta fria, causou muita euforia e sugeira, mas eles fzeram grandes descobertas. Naquele momento ,nossa filosofia era: porque se sujar faz bem!
Aprendi com os alunos esta semana, que eles tem uma grande necessidade de conhecer sobre seu corpo, sobre suas habilidades, sobre suas capacidades, pois não tem consciência do que podem fazer ou não são estimulados como deveriam. E a curiosidade está gritando, esperando ser explorada. Percebi que há pouco envolvimento da família, em saciar as dúvidas dos alunos em relação ao seu próprio corpo, por não terem este conhecimento ou por falta de tempo.
Parece que tudo ficou para e escola ensinar. A preparação para a vida, a formação da pessoa , a construção do ser são responsabilidades da família. "A família tem a responsabilidade de formar o caráter, de educar para os desafios da vida, de perpetuar valores éticos e morais. Por melhor que seja uma escola, por mais bempreparada que estejam seua professores, nunca vai suprir a carência deixada por ma família ausente." ( Chalita, pag 17, 2001)
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