Nesta prmeira semana de atividades do estágio , deparei-me com muitas dúvidas do que fazer para tornar meu planejamento mais agradável , coerente e que incluísse as tecnologias. Não consegui incluir as tecnologias, como queria, pois alguns equipamentos da escola não funcionam , ou necessitam dia específico para uso, como o dia das aulas de informática, por exemplo, que são quinzenais devido ao grande número de turmas na escola. Mas também estava muito anciosa e estava tentado achar uma maneira de incluir as tecnologias no assunto que estou trabalhando.
Quanto a proposta , tentei buscar com os alunos dúvidas a respeito do que estamos trabalhando para construir um PA, mas por enquanto aquela pergunta curiosanão surgiu. Acredito que na próxima semana, poderemos partir para um PA, pois os alunos estão muito duvidosos sobre sua história e seus antepassados, o que são etnias, de que povo eu venho. Acho que da´poderemos ter assunto para trabalhar mais a fundo. Tenho percebido um maior interesse dos alunos nas atividades, quando são direcionadas para a sua realidade. Como eles dominam , ou em parte , sabem do que estão falando , as aulas se tornam mais atraentes, pois todos tem o que contribuir, falar, explicar. E também pode-se perceber aquele aluno que tem mais dificuldade em expor sua vida, ou seja, que apresenta algum tipo de bloqueio. Este aluno apresentará caracteristicas diferentes, como comportamento muito reservado ou agressivo, desperso, desatento, agitado demais, ou alguma forma de chamar a atenção para si.
Percebi algo semelhante quando observava a aula de Educacação Física. Como o professor não apresentou atividades que motivasse a participação de todos, alguns começaram a perturbar provocando outros colegas que estavam participando da aula, ou inventando fofocas, ou motivos para interromper a aula. O professor passava a maior parte do tempo chamando a atenção destes alunos, do que dando sua aula.
Certamente, nem tudo o que será proposto ao aluno será do seu interesse, pois ele precisa desenvolver diferentes habilidaes, mas quando o assunto consegue criar um eixo com a sua realidade, fica mais fácil trabalhar e esperar do aluno um bom resultado.
Estou pensando em focar meu estudo nesta proposta. Sempre trabalho os mesmos conteúdos com as minhas turmas. Então posso fazer um paralelo entre elas, seguindo essa linha de interesse. Com uma turma o trabalho mais direcionada aos conteúdos, e com a outra aos interesses dos alunos.
Segundo Piaget, “o sujeito é ativo na sua essência, e sua inteligência se constrói nas relações com o objeto do meio físico e social”.
Criei um blog para apresentar as atividades, o dia-a-dia dos alunos e a história de cada um. Consegui falar com o pai de um aluno que me ajudou a digitar as pesquisas, para postar no blog. Mas acho que o mais certo será uma página , pois quero destacar informações de cada aluno, onde no blog, fica mais difícil. Os pais adoraram a ideia do blog, pois motiva as crianças a fazerem suas atividades , que sabem que muitas irão ser postadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário