Não é uma tarefa fácil avaliar um aluno, pois temos que avaliá-lo como um todo. Mesmo tendo todas as notas dos alunos , sempre analiso quem é o aluno que estou avaliando, o que ele fez , que participação teve, como interage com os demais, se apresenta esforço, seus progressos e quais suas limitações.
Utilizo os resultados da avaliação para identificar onde meu aluno está apresentando dificuldade, pois assim é mais fácil diagnosticar e poder interferir de maneira mais próxima do meu aluno. Mas também utilizo-a para analizsar meu trabalho.
Acredito que devemos aperfeiçoar nossa posição de avaliação dando menos ênfase para as notas e valorizar mais o crescimento do nosso aluno como um todo. Como diz Lúdke: “ele aprende toda hora: na dúvida, na pergunta, no relacionamento entre os colegas, no conteúdo trabalhado em turma, na dúvida ou explicação do colega(...) E nós professores precisamos estar atenta a isso e favorecer a aprendizagem contínua.
A avaliação é uma parte integrante do processo ensino–aprendizagem, abrangendo a atuação do professor, o desempenho do aluno e, também os objetivos, a estrutura e o funcionamento da escola e do sistema de ensino.
A avaliação vista como diagnóstico contínuo e dinâmico torna-se um instrumento fundamental para repensar e reformular os métodos, os procedimentos e as estratégias de ensino para que realmente o aluno aprenda.
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