terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Consciência Fonológica

Toda criança desde pequena já possui a intenção de escrever, às vezes só com desenhos e algumas vezes com algumas palavras ou letras soltas. O estímulo da família é de grande importância nesta fase de desenvolvimento da escrita. No texto: "Consciência Fonológica:o que é? para que serve e qual sua relação com o aprendizado da leitura e da escrita?, posso dizer que a consciência fonológica é a capacidade de analisar os fonemas e de relacionar esses fonemas com as "letras", e essa capacidade é a última que a criança tende a adquirir. Quando a criança consegue fazer esta relação "fala/escrita", ela começa a entender o processo de leitura e escrita. No texto, uma parte, chama a atenção: "Pesquisas das últimas décadas apontam que a criança formula hipóteses e constrói conhecimentos ao se familiarizar com as formas de escrita do dia-a-dia e ao refletir, com o professor, sobre a natureza e o funcionamento da língua escrita". Realmente acredito e noto na sala de aula que os alunos quando estimulados formam hipóteses e constroem conhecimentos, pois quando realizo a atividade de escrita espontânea é um momento onde eles estão criando hipóteses para escrever sozinhos, como por exemplo, quando um aluno tenta escrever: ERRA UA VEIS UM HATIO( ERA UMA VEZ UM GATINHO),é ai que devo mediar sua manifestação, destacando possíveis interferências na sua produção, desafiando-o e fazendo-o trocar ideias até concluir e avançar no seu processo fonológico.

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