Existem muitas formas de se avaliar um aluno, mas devemos utilizar a mais coerente e mais significativa que é a avaliação mediadora. Antes de avaliar um aluno , devemos pensar se também queremos ser avaliados da mesma forma, compreendendo nossas capacidades e esforços.
A avaliação mediadora enquanto dialógica, vai conceber o conhecimento como apropriação do saber do aluno e também pelo professor, como – ação – reflexão – ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados e de compreensão. Aponta as reais dificuldades dos alunos, valoriza seu crescimento gradual.
Outras formas de avaliação seriam:
* a avaliação classificatória tem caráter seletivo e competitivo, não atende aos propósitos da avaliação da aprendizagem e da educação. Sua função é classificar, atribuir nota ao aluno.
* a avaliação reducionista é aquela que utiliza como instrumento provas ou exames em determinados períodos do ano, deixa de avaliar o processo contínuo do aluno presente em todas as atividades escolares, privilegiando a memorização deixando de lado os outros aspectos da inteligência.
* a avaliação unilateral promove a visão onde apenas o aluno é sistematicamente avaliado por todos. Nesse pressuposto, não existe a função pedagógica da avaliação, pois a tomada de decisão é apenas classificar - aprovar ou reprovar.
Rogers (1985,p.197), diz que: a escola precisa “respeitar e valorizar o estudante, compreender o que a sua experiência escolar representa para ele”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário