Quando foi lançada a proposta do “Plano Individual de Estudos” eu fiquei muito preocupada e apreensiva. Na realidade, fiquei surpresa, pois não estamos acostumados a ser perguntado sobre o que gostaríamos de aprender. Dei-me conta de que diariamente somos condicionados a fazer tudo o que fazemos durante o dia, sendo que nossa preocupação maior sempre está voltada para o que ensinar, não sobre o que aprender. Percebi que o tempo vai passando e vamos atropelando as coisas, apesar de que eu me considero uma pessoa que não costuma deixar o tempo passar sem vivê-lo. Procuro estar sempre presente com minha família, ainda mais com meu bebê, na vida escolar, na minha casa, determinando as coisas, o que precisa ser feito,
Quando fiz meu plano de estudo, pensei em ter mais conhecimentos teóricos, pois para o professor exercer um bom trabalho em sala de aula, ele precisa de muito conhecimento teórico, além da prática.
Depois que comecei a fazer o curso de pedagogia, aprendi tantas coisas que me auxiliaram muito no desenvolvimento de minhas práticas.
Desde que comecei a lecionar, em 1999, todo ano sempre fazia um curso de aperfeiçoamento, que também contribuíram para meu crescimento profissional, mas depois que iniciei o curso de pedagogia, que me dei conta de como a teoria faz falta. Por isso, quando fiz meu plano de estudo, pensei em ler mais, aprender mais, para melhorar meu trabalho.
Primeiro fiz um plano de estudo, baseando-me em leituras que não fiz e gostaria de fazer. Mas depois pensei em elaborar um plano mais específico do que realmente preciso em sala de aula.
Acredito que o plano de estudo pode sem dúvida ser trabalhado por um grupo de professores, desde que todos no grupo tenham o mesmo interesse, ou seja, os membros do grupo queiram abordar os mesmos assuntos.
É bem interessante um grupo de estudo, pois temos a chance de analisar o pensamento dos colegas, quanto mais idéias sobre um determinado, mais chances de compreender e entender o problema. A troca de idéias permite que o conhecimento aconteça de um modo mais amplo.
Esta proposta de trabalho foi muito significativa para me “acordar”, aprender a dedicar um tempo para mim, para relaxar, descansar, ler um bom livro e aprender ainda mais. Penso que o ser humano precisa estar constantemente se reciclando, trabalhando para estar com a alma, a mente e o corpo sãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário