domingo, 10 de agosto de 2008

As inter-relações das disciplinas no conceito espaço e tempo

O que aprendi sobre tempo e espaço reforçou para mim a importância de trabalhar de modo mais significativo para o aluno. Os textos trabalhados e as atividades sobre o assunto foram fundamentais para minha mudança de postura diante do assunto. Percebi que não estava trabalhando de modo tão significativo com alunos. Percebi que tinha que parar e repensar minha prática do ensino de estudos e que tempo e espaço, podem e devem ser trabalhadas simultaneamente nos disciplinas de estudos sociais, ciências e matemática. O homem ocupa o espaço e deve contribuir para que esse espaço seja bom para todos que vivem e dependem dele Os estudos sociais contribuem para que a criança entenda o meio onde vive e a história ao longo do tempo desse espaço. A ciência ajuda a criança a entender as modificações sofridas pelo meio (seja causada pelo próprio homem ou pela ação da natureza e do tempo). Os estudos sociais ajudam a criança a se situar no tempo e nesse espaço, as ciências ajudam a criança a entender as transformações desse espaço e a matemática ajuda à criança a pensar e agir, através de atividades que possibilitem a compreensão do espaço e das relações vivenciadas onde está inserida.O que efetivamente aprendi sobre os conceitos de espaço e tempo foi que eles fazem parte da nossa vida desde o nosso nascimento até a nossa morte e que tudo gira em torno do espaço que entendemos ocupar e do tempo. Compreendendo melhor sobre o tempo e o espaço, posso me posicionar melhor para fazer meus alunos entenderem o quão importante e como faz diferença o tempo e o espaço em nossa vida. Todos esses aprendizados só fizeram ampliar meus conhecimentos e compreender que uma disciplina tem, sim, tudo a ver com outra e que não conseguiríamos estudar uma sem a outra.

Tempo e espaço, para crianças pequenas, como meus alunos, são assuntos que precisam ser trabalhados de forma significativa, que tem a ver com o que vive com sua realidade. Acredito que é fundamental nas séries iniciais trabalhar sobre o meio onde vivem (que vai desde a casa onde moram até o planeta onde vivem). Ensinar os alunos a ver e compreender a realidade e analisar e conhecer o modo de vida das pessoas. Esse estudo deve começar desde cedo, logo no primeiro ano escolar. E existem muitas maneiras de trabalhar o ensino do meio.
Estimular o aluno a observar os fatos, os acontecimentos ao seu redor. Criar o habito de fazer à hora da novidade, para conversar sobre acontecimentos da vida diária dos alunos, da rua, do bairro e coisas que vêem na mídia.
Cada nova aprendizagem sejam em ciências, estudos sociais ou matemáticos, contribuiu muito para uma nova perspectiva de prática pedagógica, isto é, cada nova atividade desenvolvida por mim, com meus alunos, contribuiu para melhorar minha prática e também o aprendizado dos meus alunos. Acredito que se cada um de nós usarmos o que aprendemos, com certeza, muitos alunos serão beneficiados.
As crianças precisam passar por essas etapas, para poderem entender melhor e desenvolverem essas noções. Por isso muitas atividades devem ser feitas, para auxiliar no desenvolvimento dessas etapas.
Aprendi que atividades de tempo e espaço devem ser trabalhadas com freqüência com os alunos pequenos. As noções de tempo e espaço levam certo tempo para serem compreendidas pelos alunos.
Atividades com o próprio corpo, com caixas de sapato, com jornal, folhas de papel, atividades com materiais da sala de aula e brincadeiras de roda. Exercícios com finalidade de desenvolver a lateralidade, direção, dentro, fora, perto, longe...
Exemplos: caminhar entre as cadeiras com acompanhamento rítmico, saltar como Saci, livremente entre as cadeiras, colocar o pé em cima, embaixo da cadeira, ficar longe da cadeira, ficar próximo...
Atividades para desenvolver a percepção espacial e temporal: exercícios com o próprio corpo e com objetos a sua volta.
Atividades com o mapa do corpo (desenho do corpo de uma menina e de um menino em um cartaz grande).
Ciclo da vida humana trabalhei com histórias sobre o assunto. Teatro (imitação das fases do bebê, da criança, do adulto e idoso).
Atividades dentro da sala para desenvolver noções de espaço: brincadeiras como: coelho sai da toca-cachorros e casas, braços abertos...
Trabalhei muito com músicas da Xuxa, CD e DVD. Trabalhei muitas atividades com blocos lógicos, como: comparação, seriação e principalmente seqüência. Trabalhei seqüência com jogos que tinha na sala, com histórias contadas, filmes que olhamos, com letras e números.
Realizei também muitas atividades sobre espaço e forma com blocos lógicos e materiais de sucata.
Como o professor irá estudar o meio, com atividades sem sair da sala de aula? É complicado, por isso é necessário que o professor aproveite cada oportunidade para sair da sala, explorar outros lugares. Procuro fazer atividades fora da sala de aula e também levar meus alunos a lugares diferentes.. Além de sair da sala, o professor precisa conhecer a realidade de sue alunos para poder planejar melhor sua aulas.
Sei que tenho que procurar melhorar meu trabalho a cada dia e por isso estou tentando fazer sempre o melhor. Até recebi uma sugestão de uma colega para registrar as atividades feitas com fotos ou vídeos, como uma forma de avaliar a analisar o que deu certo e o que preciso melhorar, junto com os alunos.

Nenhum comentário: