domingo, 10 de agosto de 2008

Aprendizagens mais importantes

Nesse eixo IV, todas as coisas que aprendi foram muito importantes. A interdisciplina de Estudos Sociais explora noções sobre grupos sociais, espaço e tempo, valoriza a complexidade social no qual nosso aluno está inserido e segue em conjunto com a proposta da interdisciplina de Ciências que busca a auto compreensão fundamentada na compreensão da natureza, nas suas modificações e nas intervenções que surgem sobre nossas ações com a natureza, o meio em que vivemos e ele sobre nós. A interdisciplina de Matemática busca na construção das primeiras aprendizagens matemáticas o desenvolvimento psicogenético das noções lógicas elementares, espaciais e numéricas.
A interdisciplina de ciências me mostrou como as pessoas têm diferentes percepções. Na primeira aula, o professor conseguiu nos mostrar a importância de ver como nosso aluno pensa sobre o mesmo assunto, através da atividade dos desenhos. Aprendi com esse trabalho, que nós professores temos o desafio de nos dedicar atentamente as políticas de representação da natureza engrenadas pelos meios de comunicação. Para mim, isso deve começar na sala de aula, o professor deve trabalhar com os alunos uma nova visão da natureza, uma nova atitude em relação ao nosso meio ambiente, já que estamos vivendo um momento em que a natureza corre sérios riscos. O estudo das ciências traz um enfoque onde compreender a natureza é compreender-se. Em cada observação que fazemos acrescentamos algo novo em nós, ao mesmo tempo em que modificamos aquilo que observamos.
Ao agirmos sobre a natureza estamos agindo sobre nós mesmos. A saúde de nosso corpo depende do meio ambiente a ambos dependem da intervenção que fazemos. Para tanto se faz necessário que nós professores estejamos atentos a tudo que nossa profissão e à responsabilidade que nos cabe enquanto educadores formadores de cidadãos que façam diferença no ambiente em que moram
Depois desse trabalho, desenvolvi um projeto com meus alunos sobre o meio ambiente e o que podemos fazer para ajudá-lo. Falamos muito da reciclagem, já que hoje o excesso de lixo é um sério problema. Acredito que essa nova visão sobre a natureza deve ser trabalhada, não durante um projeto realizado, mas durante todo o ano. O professor precisa estimular o aluno a ser investigativo, a querer aprender e ter uma postura crítica sobre as coisas.
A interdisciplina de estudos sociais foi muito além das minhas expectativas. O que aprendi sobre tempo e espaço me ajudou muito, principalmente a entender de fato a grande importância dos estudos sociais nas séries iniciais. Tenho, como professora, o dever de transmitir ao aluno conhecimentos necessários para o exercício pleno da cidadania e ajudar meu aluno a se situar no tempo e no espaço, através do ensino do meio. Esse estudo deve ser contínuo, gradativo e prazeroso. Entendi que um trabalho bem feito sobre a vida do aluno, sua história, a história de sua família é fundamentalmente importante para o desenvolvimento desse aluno enquanto pessoa.
Antes, sabia que era importante trabalhar sobre a família, sobre o bairro, mas não pensava que os estudos sociais pudessem contribuir tanto para a compreensão da realidade do aluno. Na verdade, nunca tinha parado para me questionar, como fiz, quando tive que fazer a última atividade de estudos sociais, quando me fiz as seguintes perguntas: O que estou ensinando?Por que estou ensinando isso?É importante para meu aluno?Tem significado?Estou ensinando meu aluno a se transformar em um cidadão melhor?O que devo ensinar em estudos sociais para meus alunos?
Acredito que faltava esse novo olhar para os estudos sociais, como mencionei nesse mesmo trabalho. O que precisa mudar é o modo que abordamos determinados conteúdos. O professor deve ser criativo e propor atividades onde os alunos possam vivenciar a realidade, analisar o que acontece no presente, relacionando com o passado. O professor precisa ter claros os objetivos que quer alcançar, pensando sempre no melhor para os seus alunos. Acredito que o principal objetivo dos Estudos Sociais é o de preparar nossos alunos para o verdadeiro exercício da cidadania. Nós professores devemos ensiná-los a ter um olhar critico sobre as coisas, mas respeitando suas opiniões. Ao planejar é muito importante partirmos do conhecimento prévio do aluno adequando-se a realidade a que se encontram, não deixando de lado os conteúdos mínimos a serem trabalhados, mas partir da realidade deles chegando aos conteúdos propriamente ditos. Cada um tem sua forma de aprender o processo de aquisição do conhecimento é individual. Baseado na sua realidade cada um formula suas hipóteses. Então o professor deve criar condições e situações para que o aluno perceba as transformações que ocorreu no seu meio, iniciando pela família e consequentemente a escola. Refletindo sobre as leituras feitas, nos damos conta que a disciplina de Estudos sociais não precisa ser estanque, atrelada a sequência EU, FAMÍLIA, BAIRRO, CIDADE. Explorar noções sobre grupos sociais, espaço e tempo valoriza a complexidade social na qual o nosso aluno esta inserido. E a partir daí, aparecerá então o interesse e a motivação pela pesquisa. Com o olhar e o pensar critico construindo seus próprios conceitos, tornando-se um cidadão investigador e contestador. Na minha escola, todos os professores procuram em cada série trabalhar sempre o que realmente vai ser importante o aluno, cuidando em como elaborar seu planejamento aplicado em sala de aula. Gosto muito em particular de trabalhar com Estudos Sociais, pois é a disciplina que integra e oportuniza conhecer o aluno.
Mas com certeza, as atividades desenvolvidas na interdisciplina de matemática, também foram muito significativas para mim. Minha maneira de pensar sobre a matemática nas séries iniciais mudou bastante. Antes, não fazia muitas atividades, porque pensava que meus alunos não entenderiam, porque eram pequenos demais. Os textos trabalhados e sugeridos me fizeram mudar de opinião e me fizeram realizar bem interessantes com meus alunos.
Realizei muitas atividades sobre classificação, comparação e seriação com meus alunos. Jogos e atividades com os blocos lógicos e principalmente com sucatas. Descobri nas sucatas materiais maravilhosos para o ensino de matemática.
As atividades sobre os números, cálculos e problemas também foram importantes.. A leitura da revista Nova Escola, por exemplo, me ajudou a conhecer sugestões diferentes de atividades em várias disciplinas, além de estar por dentro das notícias referentes à minha profissão.
As atividades sobre espaço e forma, me ajudaram a entender como é importante que o aluno entenda essas noções. A interdisciplina mostrou as diferentes formas de se explorar esses conceitos. Principalmente através da ludicidade.
Posso dizer que realizei muitas atividades lúdicas com meus alunos, principalmente em matemática. A idéia de criar atividades foi muito legal, pois dessa forma estamos renovando nossa prática.
Agora sei que posso explorar muito mais coisas com meus alunos. Confesso que antes, cuidava muito que dava para eles, pois pensava que não poderia trabalhar certas coisas. Este ano, já trabalhei várias coisas com meus alunos como por exemplo: formas geométricas, seqüências, explorei muito a classificação e seriação. A única coisa que devo cuidar é a adequação dos conteúdos para a série e trabalhar os assuntos por mais tempo, isto é, trabalhar bem um assunto para depois passar para outro.
Todas as atividades foram interessantes, mas quero destacar as atividades realizadas na interdisciplina de matemática. A interdisciplina nos fez criar muitas atividades para serem trabalhadas em aula com os alunos. Acredito que é muito importante que o professor crie atividades novas e criativas, pois estimula os alunos a aprender mais e se interessar mais pelas aulas.
Muitas vezes procuramos por atividades prontas em livros didáticos, com os colegas ou até mesmo na internet, sem tirar tempo para criarmos novas atividades.
Sei que muitas atividades que fiz na interdisciplina não ficaram tão boas e criativas, mas tiro como lição, o fato que tenho que dedicar mais tempo para a preparação de atividades que estimulem meus alunos a aprender e a querer aprender.
Depois que começamos a interdisciplina de matemática, percebi como era importante criar nossas atividades, isso aconteceu desde o início, quando comecei a utilizar muito mais o bloco lógico e desenvolver atividades com eles. Percebi os quanto os alunos gostavam das atividades diferentes que eu trazia para realizar com eles. Fiz muitas atividades com meus alunos de classificação, seriação, atividades com números e principalmente fiz atividades relacionadas com espaço e forma, que não tinha feito no ano assado. Procurei explorar vários materiais, como os blocos lógico, diversos tipos de sucata, objetos da sala de aula, o próprio corpo dos alunos e dei oportunidade para meus alunos manipulassem muitos jogos. Jogos feitos por mim e também jogos que tinha na sala.
Criei as atividades que eram propostas, mas também criei atividades para outras disciplinas, como português.
Trabalhei várias atividades para desenvolver noções de tempo e espaço, mais profundamente que antes. Posso dizer que antes trabalhava esses assuntos muito superficialmente.
Trabalhei desenho só com formas geométricas (usando os blocos lógicos), desenho na malha quadriculada, jogos e brincadeiras envolvendo as formas geométricas. Trabalhamos sobre os meses do ano, os dias da semana, tenho um calendário na sala para os alunos acompanharem o passar do tempo.
Chamou-me a atenção que houve um encaixe nas três interdisciplinas, ciências, estudos sociais e matemática, sobre o mesmo assunto espaço e tempo. Foi um assunto trabalhado em todas as interdisciplinas e mesmo que em cada uma tivesse um direcionamento diferente, acabava integrando-se em todas. Posso trabalhar tempo e espaço em matemática, estudos sociais e ciências, embora os enfoques possam ser diferentes, posso desenvolver atividades que se relacionem ou trabalhando o mesmo assunto, porém em cada disciplina posso usar enfoques diferentes.
Em ciências foi trabalhado o espaço que o homem ocupa a importância do homem saber cuidar e ocupar o espaço de forma que não prejudique o planeta e os seres que nele vive. Em estudos sociais foi trabalhada a história ao longo do tempo desse espaço e como se situar no tempo e nesse espaço, finalmente a matemática nos fez entender que a criança precisar pensar e agir através de atividades que possibilitem a compreensão do espaço e das relações vivenciadas onde está inserida.

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