Na postagem realizada em outubro de 2006: ANÁLISE DAS TEORIAS DE WEBER, me chamou a tenção o estudo realizado sobre as dominações. Destaca-se o seguinte: a Dominação Carismática refere-se aos professores e é necessária para a execução de suas funções. Exercendo liderança e devendo manter o êxito na aprendizagem dos alunos.
No aspecto família/escola, que são regidas pela Dominação Tradicional, necessária para a estrutura familiar, ocorre o enfraquecimento destas bases, onde a família perde o controle , resultando em filhos/alunos sem limites e caráter, ficando assim mesmo para a escola o papel de reverter este quadro e resgatar a estrutura pelo poder do carisma, que em muitos casos é difícil, devido as raízes tradicionais.
Analisando esta postagem, fica claro que nos últimos tempos a educação dos alunos se remete ao professor, que tem a função de ensinar o conteúdo, sufocado por todas as influências trazidas pelo meio onde atua, através uma postura já autoritária, mas carismática, no sentido de envolver todos os alunos para o mesmo fim.
Por que somente a escola tem o papel de resgatar a estrutura perdida na família, usando o carisma ? Acredito que os professsores , hoje em dia, andam muito mais abalados e sem carisma do que os alunos, devido a tanta cobrança e funções que são delegadas as familias , mas que estas não assumem mais. Mas o professor esta lá , abraçando o mundo!
Cada indivíduo tem o seu papel dentro de uma comunidade, dentro do ambiente social que esta inserido, e por isso seria muito bom que cada uma assumisse sua função, e não aceitar que o outro possa fazer o trabalho e ter responsabilidade de outros.
As familias desejam ser modernas, com pensamentos de educação sem sucesso e esquecem que para educar é preciso ter um caminho, ter postura, ser firme, impor limites e ao mesmo tempo ser carismático.
Na teoria de Weber, o poder e as formas de dominação se sustentam à luz de uma análise da ação dos indivíduos em sociedade.
Vivemos numa sociedade onde as regras determinam nossos atos. Alguns são domimados, outros são dominadores. Onde não há regras, não há como estrutura e viver num bom ambiente familiar.
http://veridiana-santos.blogspot.com/2006/10/anlise-sobre-as-teorias-de-weber.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário