A proposta de trabalho em grupo oportuniza um vasto campo para pesquisa e favorece uma aprendizagem coletiva. Como o tema proposto foi da curiosidade do próprio grupo, fica mais fácil ou interessante pesquisar, pois é o que queremos saber. As possibilidades para pesquisa são muitas, como internet, pesquisa de campo, conversas com especialistas no assunto, mas tudo exige tempo e muito diálogo para formar os textos e fazer com que todos compreendam, discutindo sobre todas as informações coletadas, e como organizá-las na página do pbwiki. O trabalho em grupo quando de forma presencial é muito mais fácil , pois a discussão acontece frente a frente entre todos os componentes. Já de forma on-line exige maior dedicação e tempo para trocar as informações, ver o que o outro membro do grupo pesquisou , se todos estão de acordo com a pesquisa.
Mas não existe uma dificuldade neste tipo de proposta de trabalho. Acredito que desta forma todos aprendem juntos, pois pesquisam juntos o que querem aprender, porque quando buscamos o que temos curiosidades, isso nos incentiva para ir mais além. E assim tanto o professor aprende quanto os alunos. Os alunos buscando sempre novas oportunidades, detalhes, meios para aprimorar seu trabalho e o professor incentivando, com um olhar mais técnico, observando onde ainda existem brechas para serem completadas, pesquisas para serem feitas ou informações duvidosas. Todos aprendem, todos trocam , é uma aprendizagem coletiva. Essa é uma grande vantagem que vejo em aplicar este tipo de trabalho em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário